Visita dia 10.10.2011
Visitamos a casa de Dona Anaíde de Andrade Dias (conhecida como Dona Nair), 77 anos, viúva há cinco anos, após sermos indicados por Gercina, a agente de saúde da localidade. Na verdade, a primeira visita na casa de Dona Nair deveria ter acontecido no dia 07.10.2011, mas isso não pôde ocorrer por que Dona Nair teve que se ausentar no horário que chegamos para fazer a visita. Remarcamos com ela para o dia 10.10.2011.
Ao chegarmos na residência de Dona Nair, no dia 10.10.2011, fomos bem recebidos. Dona Nair nos disse que já estava aguardando nossa chegada!
Logo depois, Dona Nair nos contou sobre sua história de vida e deu bastante ênfase sobre os acontecimentos que precederam o falecimento de seu esposo e de seu filho. Ela ficou bastante emocionada narrando os fatos.
Ela relatou que seu esposo era uma pessoa muito boa e companheiro para todos os momentos. Além disso ela nos contou que ele havia falecido há cinco anos, vítima de um tumor cerebral. Cerca de um ano atrás, o seu filho mais velho faleceu, também, de um tumor cerebral. A família ficou bastante abatida com o perda do esposo e do filho de Dona Nair. Resolvemos mudar um pouco o assunto, em virtude de Dona Nair ter ficado muito emocionada narrando os fatos.
Dona Nair nos relatou ter nascido em Cajazeiras-PB (no ano de 1934). Ela morava em uma fazenda (Fazenda Capoeiras) junto com seus familiares e trabalhava como dona de casa, ajudando sua mãe nos afazeres domésticos. Conheceu Seu José Dias (seu esposo) nessa fazenda. Há doze anos mora na mesma residência, que possui água encanada, energia elétrica e saneamento básico (a casa possui uma área, sala, cozinha, banheiro, um quarto e uma área de serviço). Dona Nair mora sozinha nessa residênca e possui renda mensal de dois salários míninos referentes à aposentadoria (uma aposentadoria sua e outra referente à seu falecido esposo). Ela tem oito filhos (cinco mulheres e três homens) sendo apenas um falecido. A maioria deles mora fora e apenas um de seus filhos (Francisco) mora em Cajazeiras, incusive próximo a sua residência.
Em relação à problemas de saúde, Dona Nair afirmou ser portadora de hipertensão arterial sistêmica há onze anos, além de possui problemas no fígado (relatadas como crises de fígado) com utilização de medicação fitoterápica. Para tratar a hipertensão arterial, faz uso de Atenolol e Nifedipino.
Ela afirmou não frequentar muito o Posto de Saúde (apenas quando realmente necessário) mas classificou o atendimento do PSF como muito bom.
Terminamos a visita nos despedindo e marcando a visita seguinte para o dia 21.10.2011.
Nenhum comentário:
Postar um comentário